quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Leonardo da Vinci, o maior curioso de todos os tempos

Publicado por CA en 23:25
(Fonte desconhecida)
Em 1452 nasceu na comuna de Vinci em Anchiano (Itália) o pequeno Leonardo. Sua mãe era uma simples camponesa chamada Caterina, com certeza ela jamais imaginaria que seu filho gerado durante uma relação com o tabelião Ser Piero se tornaria um dos maiores curiosos de todos os tempos. E foi graças a essa curiosidade pela natureza que ele se aventurou nos mais variados tipos de estudos.

Inventor, matemático, precursor da medicina, arquiteto, engenheiro, astrônomo, botânico, geólogo, músico, cozinheiro, dissecador de corpos, pintor, escultor, anatomista, zoólogo, físico, poeta... Todas essas profissões eram exercidas por ele enquanto unia talento, arte e ciência cobrando de si próprio nada menos do que a perfeição e o brilhantismo, por isso mesmo não era capaz de cumprir prazos de entrega e acabou perdendo muitos clientes que se irritaram com o atraso de suas encomendas.

Se levarmos em consideração o fato de que Leonardo viveu na mesma época em que gênios como Nicolau Maquiavel, Copérnico e Colombo, podemos imaginar o quanto a competitividade entre eles era grande. Seu maior desafeto foi Michelangelo, os dois trocaram indiretas em praça pública e Da Vinci sempre criticava as obras de seu concorrente, incluindo sua maior obra prima: a estátua de Davi.

Sandro Botticelli foi um artista que despertou a amizade de Leonardo, eles deixaram a rivalidade artística de lado e chegaram a abrir um pequeno restaurante vegetariano em sociedade. O empreendimento se chamava Taberna das Três Rãs e ficava em Florença, mas o negócio foi um fracasso porque não serviam carne. Aliás, essa não foi a única ideia de Da Vinci que deu errado, ele possui uma lista de invenções que nunca chegaram a sair do papel.

Alguns projetos de Leonardo não deram certo por causa do tamanho exagerado que custaria verdadeiras fortunas. Esse foi o caso do Grande Cavalo encomendado por Ludovico Sforza em 1488, a obra teria 70 toneladas e 15 metros de altura, mas não foi realizada porque o bronze necessário foi usado em canhões para enfrentar o exército francês. Em 1999 uma estátua inspirada nesse projeto foi erguida em Milão para homenageá-lo, porém ela tem a metade do tamanho pensado por Da Vinci.

Muitas de suas invenções já foram testadas. Em 2000 o seu paraquedas funcionou muito bem em Gales, ele seria perfeito se não fossem os 90 quilos e a falta de um furo no topo para estabilizar o aparelho durante a descida. Seu tanque de guerra experimentado em 2003 na Grã-Bretanha precisou ter as rodas invertidas para sair do lugar corretamente. No mesmo ano os britânicos também provaram seu escafandro (roupa de mergulho) e notaram que Da Vinci não colocou um fole no projeto, isso deixava a respiração difícil e dolorosa.

Há quem diga que essas pequenas "falhas" em seus projetos na verdade seriam intencionais porque Leonardo tinha muito ciúme de suas invenções. Porém elas realmente podem ser erros do inventor já que ele trabalhava em muitos projetos de uma vez só e, inclusive, abandonou muitas ideias pela metade. Em compensação, algumas de suas criações foram simplesmente perfeitas e insuperáveis, como os quadros de Monalisa e A Última Ceia, além dos robôs em formato de leão, cavaleiro e toca tambor.

O grande problema de Da Vinci era a desorganização, ele simplesmente anotava tudo em qualquer lugar e não se preocupava de registrar suas descobertas. Tanto que perdeu para Marcello Malpighi e Nehemiah Grew o crédito de ter descoberto a idade das árvores pelo número de anéis de seu tronco. Por outro lado, ele é considerado o primeiro a desenhar o homem vitruviano, mas na verdade esse projeto já havia sido estudado por algumas pessoas antes dele.

Podemos perceber que suas criações são bastante polêmicas, principalmente a bicicleta. Segundo o estudo dos desenhos, ela teria sido inventada muito depois da morte de Leonardo, mas por algum motivo desconhecido o projeto foi parar no meio de suas anotações. Suas anotações, por sinal, eram muito confusas, escritas de trás pra frente, com símbolos representando sílabas e palavras juntas formando uma só. Para piorar seus estudos elas foram vendidas para várias pessoas, inclusive Bill Gates, e acabaram se espalhando pelo mundo a fora.

Não se sabe por quê seus cadernos eram escritos de maneira tão complicada. Alguns acreditam que isso aconteceu porque ele sofria de dislexia, outros porque ele se acostumou com a escrita espelhada comum na infância, mas também há a probabilidade dele fazer isso para evitar borrões já que era canhoto. Mas, provavelmente, sua escrita difícil era para evitar que a igreja católica soubesse de seus estudos que, muitas vezes, iam contra as ideias religiosas de recato e obediência á bíblia.

Leonardo deixou muitos códigos escondidos em suas obras para evitar perseguições da igreja que já havia investigado-o por causa de uma denúncia de sodomia e homossexualidade que acabou arquivada por falta de provas. Entretanto até hoje acredita-se que ele tenha vivido uma paixão com Salai. Ele foi um de seus aprendizes e ficou famoso por ter ganho todos os livros de Da Vinci quando o mestre morreu.

A morte de Leonardo aconteceu em 2 de maio de 1519 e foi tão polêmica quanto sua personalidade. Como era extremamente perfeccionista ele deixou 60 mendigos contratados para acompanharem seu caixão. Acredita-se que tenha feito isso para zombar dos ricos que o sustentaram durante toda a vida contratando seus serviços. Porém o homem rico que ele mais quis ofender foi seu próprio pai pelo fato de ter deixado-o fora de seu testamento por ser um filho ilegítimo.

Atualmente Leonardo Da Vinci é considerado dono de um QI entre 180 e 220 pontos. É conhecido como o "mais completo dos homens", o "gênio dos gênios", e motivos para isso não faltam. Afinal, apesar de ter sido um tanto melancólico e desorganizado, ele se dedicou a estudos solitários nas mais diversas áreas do conhecimento e nunca se deixou abater por sua simplicidade. Nunca frequentou uma universidade, mas aprendeu sozinho os idiomas grego e latim.

Sua vida, sua genialidade e suas obras causam muita curiosidade e provocam especulações estranhas como as de que teria feito o santo sudário, praticasse bruxaria, dormisse apenas 15 minutos a cada 4 horas do dia, fizesse poções alquimistas, sofresse de hiperatividade, se camuflasse em suas pinturas, etc. Por causa disso tudo ele é muito usado em histórias de quadrinhos, filmes, vídeo-games, seriados de televisão e propagandas.

É fundamental que continuemos explorando o mundo de Da Vinci para mantermos viva a grandiosidade desse homem. Seja por seus projetos ou pelo o que especulam sobre ele, o que importa é glorificar essa figura simplesmente única, estudiosa e extremamente inteligente.
E que venham os novos Da Vincis do século XXI!